Oficialmente, a diferença de fuso horário entre Brasil e França é de quatro horas. Porém, entre o final de março a outubro, este país adota o horário de verão, o que aumenta a diferença para cinco horas. A “distância” temporal permitiu um acontecimento inusitado em minha vida. Em abril de 2013, corri uma das mais belas maratonas do mundo, a de Paris. A meta não era essa, mas consegui 3h31min13s. Três dias depois, mais uma primavera anunciava a presença de mais cabelos brancos, uma referência de que o ponteiro do meu relógio cronológico andava mais uma casa. Meia noite em ponto, já entornava as primeiras cervejinhas para celebrar a data com os novos amigos maratonistas. Logo cedo, fui acordado pelas primeiras mensagens que chegavam do Brasil, via celular. Lá, passava da meia-noite e em Paris,
cinco da manhã.

Palácio de Versalhes
A data rendeu um “parabéns” na partida do ônibus para os passeios da manhã. Foi um aniversário inesquecível. Começando pela visita ao Palácio de Versalhes, que abrigou o monarca Luís XIV. Recebe em média 8 milhões de turistas por ano, sendo um dos locais mais visitados da França. Depois, passamos pela Basílica do Sagrado Coração, que foi edificada no ponto mais alto da cidade, em Monte Martre. Voltamos ao hotel e, depois do jantar, continuamos na comemoração. Quando atingimos o dia 11 de abril em Paris, no Brasil, o dia 10 chegava às 19 horas e as mensagens não paravam pelas redes sociais. Foi o aniversário mais longo da minha vida. Deu para curtir 29 horas de festa.