Adriano Bastos vence Maratona da Disney e fatura o heptacampeonato

11/01/2010 – Atualizada às 10:48
O brasileiro Adriano Bastos confirmou o favoritismo e venceu no último domingo (10) a Maratona da Disney, em Orlando, Flórida, pela sétima vez, sendo a sexta consecutiva. O atleta já entrou para a história da competição como o maior vencedor e tem como meta conquistar 10 vitórias.

Desta vez a largada foi mais cedo do que de costume, às 5h40, momento em que ainda era noite em Orlando, com frio de quatro graus negativos e sensação térmica de menos 12 graus. Bastos não teve vida fácil como nos anos anteriores em que liderou praticamente de ponta a ponta, já que um brasileiro e dois americanos o acompanharam nos primeiros quilômetros sempre colocando pressão.

A partir do quilômetro 17 (11ª milha) o americano Jay Lumpkins abriu em relação aos adversários, mas Adriano não deixou que ele escapasse muito, já que na passagem do quilômetro 25 apertou o ritmo e ultrapassou o também brasileiro Fredison Costa e mais um americano.

Pouco depois ele assumiu a liderança, mas por pouco tempo, já que Fredison deu o bote para cima de seu compatriota e se manteve na frente até o quilômetro 35. Ao ver que o título poderia escapar, Adriano encontrou forças para acelerar e alcançar o primeiro lugar, posição que manteve até cruzar a linha de chegada com 2h22min08, seu tempo mais alto em todas as edições da Maratona americana.

“Hoje foi uma prova diferente do que estou acostumado, pela primeira vez sofri a pressão de atletas ao meu lado e justo num dia em que a temperatura não ajudou em nada, estava um frio absurdo durante toda a prova, o maior dentre todas as edições”, desabafa o heptacampeão. “Devido ao frio e o corpo mais travado, o tempo também acabou sendo bem mais alto que o normal”, completa.

O público presente aplaudiu muito o brasileiro, que mais uma vez cruzou a linha de chegada com uma bandeira do Brasil e outra dos Estados Unidos nas mãos. “Foi uma vitória sofrida, mas estou muito feliz com este resultado. Não tem explicação o que se sente vencendo a mesma prova pela sétima vez, ainda mais aqui que e pura diversão”, relata Bastos que se diz aliviado por ter correspondido às expectativas da torcida.

Após tanto esforço e dedicação ele ficará uma semana em Orlando na companhia de sua esposa para curtir as atrações dos parques temáticos. Essa é a única semana do ano em que ele fica sem treinar e tem como única atividade física andar pelos parques.

Resultados:

Masculino

1 – Adriano Bastos – 2h22min08 (Brasil)

2 – Fredison Carneiro Costa – 2h22min41seg. (Brasil)

3 – Jay Lumpkins – 2h24min24seg. (EUA)

Feminino

1 – Lisa Mizutani – 2h51min20seg. (Japão)

2 – Christa Benton – 2h56min43seg. (EUA)

3 – Elena Linn – 2h58min43seg. (EUA)
Crédito da Foto: Fernanda Paradizo

Deixe o seu comentário!