A maioria dos corredores passa horas no asfalto. A repetida exposição a superfícies duras pode causar a mais temida lesão dos atletas: canelite. Os sintomas incluem dor na parte de baixo e interna da canela, vermelhidão, nódulos e inchaços, e uma dor no osso da canela logo no início do exercício, que diminui conforme você corre.
Desconfortável, persistente e difícil de tratar, a primeira coisa que você precisa fazer para prevenir a canelite é tomar todas as precauções necessárias.
QUATRO MANEIRAS DE PREVENIR A CANELITE
1 Use tênis de corrida adequados. Consulte um podólogo para ver qual é a raiz do seu problema. Talvez os tênis apenas estejam gastos e esteja na hora de trocá-los por um novo par.
2 Treine off-road. Correr na grama e em trilhas impede que seu pé bata com tanta força no chão. Isso coloca menos pressão sobre o tibial posterior (músculo da panturrilha que suporta o arco do pé).
3 Tente fortalecer os músculos da panturrilha. Faça exercícios simples, como subir e descer de algum lugar íngreme e andar na ponta dos pés, com os calcanhares e os pés virados para dentro e, depois, para fora.
4 Seja sensato ao aumentar seu treino. Não é recomendado aumentar a distância da corrida em mais de 10% por semana. Mais do que isso, há risco de sobrecarga de trabalho e distensão dos músculos.
__________________________________
Texto extraído do GUIA ESSENCIAL RUNNING – Treinamento e Técnica, 1a. ed, São Paulo, On line Editora, 2014.

Deixe o seu comentário!