Uma pergunta que não quer calar: o cara parou de beber? Os amigos que me veem correndo pela orla da cidade estão com essa dúvida cruel. Acham que pelo fato de estar levando uma vida saudável, envolvido em corridas de 10, 21 ou 42km, me abstive de bebidas alcoólicas. Alguns, com o espírito de sacanear falam: “para com isso, vamos tomar umas cervejas. Parece que vai tirar o pai da forca com essa pressa”.
A resposta é NÃO, não parei de beber! Digamos que incorporei as “farras etílicas” a minha planilha de treinamento. O fato é simples de entender. Quando estou me preparando para uma meia-maratona ou maratona, estou liberado para beber até dois meses antes da corrida. A partir dessa data, fico focado somente na prova e excluo qualquer bebida que contenha álcool. É uma medida preventiva para não “quebrar” na hora da corrida, uma vez que, correr longas distâncias exige muito do organismo.
É certo que reduzi, significativamente, a quantidade que ingeria antes de cerveja. Afinal, é possível tomar uns goles de forma inteligente, sem prejudicar a forma física, pois álcool consumido de forma exagerada não combina com a prática de esporte.
Mas a cerveja não é uma inimiga do corredor. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Pittsburgh, nos EUA, afirma que a cerveja, se consumida de forma moderada, pode trazer benefícios para a saúde. Ela contém flavonóides que atuam contra a degeneração celular e diminuem o risco de doenças cardíacas. Além de crômio e vitamina B, que ajudam na conversão de carboidratos em energia para o corpo.
Foto: Depois da Maratona de Estocolmo em 2010, a recompensa pelo esforço.
Por outro lado, o excesso da “loira gelada”, segundo a pesquisa, diminui a capacidade de raciocínio, retarda a recuperação muscular e pode contribuir para a desidratação corporal. Tudo o que eu não quero sentir durante uma corrida.
A dica da nutricionista Leslie Bonci da Universidade de Pittsburg, é que na hora da bebedeira a solução é tomar água antes e depois da cerveja, pois, o álcool é diurético e pode desencadear um processo de desidratação.
Portanto, meus amigos, o segredo é maneirar. É possível se divertir bebendo e também correndo. Basta saber o momento e a quantidade certa. Então, no melhor estilo Obama: Yes, I drink.  
  1. Marco, esta taça estava cheia? que gigante heim… só de ver, ja me deixa tonta!!! ( mais tonta) eheheheh.. beijos, fique Com Deus.

Deixe o seu comentário!