Muita gente adota como lema na vida a frase de Benjamin Franklin de que “tempo é dinheiro”. Investem seu tempo na produção de bens e serviços, com a finalidade de obterem lucros. A questão é que os problemas com a saúde aumentam na mesma proporção de sua conta bancária. É que não sobra tempo para cuidar do corpo. Há, portanto, uma relação inversa entre tempo e saúde. Quanto mais você dedica tempo ao trabalho, a ganhar dinheiro, menos saudável você fica. E o pior de tudo: você só se dá conta disso quanto a coisa já desandou.
Nós, corredores, encaramos o tempo de outra forma. É apenas uma grandeza física utilizada para mensurar o desempenho numa corrida. O objetivo também é outro: tornar-se mais saudável à medida que se dedica tempo a prática da corrida ou a outras atividades físicas. Nada impede, por outro lado, que se exerça uma atividade profissional com a finalidade de subsidiar suas necessidades pessoais, afinal, deve-se pensar na sobrevivência e no bem-estar da família.
É óbvio que dominar esses dois fatores (tempo e dinheiro) e não ficar refém nem de um, nem de outro, é o caminho para o sucesso. Cada um precisa saber o seu limite para não ter problemas nem com a falta de dinheiro e nem com a falta de tempo.
Corredores até entendem de economia, sabem a hora certa de poupar e o momento certo para gastar, mas isso não está relacionado a dinheiro. A unidade monetária usada na corrida é energia. Se não economizar ou sair gastando tudo logo no início, você pagará a conta no final e isso pode custar caro. A matemática é simples: ao longo do percurso, deve-se economizar e gastar somente aquilo que o corpo tem disponível em caixa. Assim, você termina aquilo que começou sem entrar no vermelho.
Uma forma de premiar suas conquistas é fazer uma poupança de verdade. Só que o parâmetro usado para definir a quantia a ser depositada vai depender do seu desempenho nos treinos. Basta você arbitrar um valor para cada quilômetro percorrido e depositar o corresponde em dinheiro na sua conta/poupança, toda semana ou mensalmente. No final do período da preparação para uma prova, haverá dinheiro disponível para você premiar sua meta, a superação de uma marca ou um recorde pessoal.
É um bom investimento na sua saúde e uma forma de manter em alta suas ações para as corridas futuras.

Deixe o seu comentário!