Estima-se que uma pessoa comum consome mais de 70 kg de açúcar ao ano, proveniente, em geral, de bebidas, bolos, pudins, tortas, bolachas, sorvetes, refrigerantes e outros doces. É que o açúcar, tal como o conhecemos, é um composto químico, farto em calorias, mas desprovido de nutrientes e que está associado a uma série de males que afetam a saúde, dentre os quais, destacam-se: obesidade, diabetes, doenças degenerativas, envelhecimento precoce, osteoporose, cálculo renal, colesterol, labirintite e cáries dentárias. É um vilão na alimentação.
Segundo a médica Samira Layaun, autora do livro “Comer, treinar, dormir”, nos primórdios, os seres humanos consumiam açúcar de alimentos disponíveis na natureza, presentes, principalmente, em frutas, legumes, leite, mel, castanhas, nozes, cevada, batatas, lentilha, soja e feijão. Como herdamos um sistema digestivo semelhante ao de nossos antepassados, o nosso organismo está programado para consumir este tipo de açúcar (in natura). Portanto, necessitamos de glicose, que é uma fonte de energia, mas ela deve ser dentre aquelas que o organismo está programado para consumir.
Para entendermos melhor, a sacarose presente no açúcar branco (refinado) é composta por uma molécula de glicose e outra de frutose. Acontece que essas moléculas são desnecessárias, prejudiciais à saúde e estão relacionadas à produção de colesterol. Enquanto que, a glicose e frutose naturais é que são boas para o organismo, explica a médica.
A indicação da doutora Samira para nós corredores é que façamos a opção por doces naturais, que são mais saudáveis, encontrados em frutas secas; sucos de frutas; na lista já citada acima, mas que vale a pena repetir: legumes, leite, mel, castanhas, nozes, cevada, batatas, lentilha, soja e feijão e ainda, amêndoas, beterraba, pepino e tomate. Para adoçar as receitas ela sugere o mel, que é natural e nutritivo; o melaço de cana, que conserva alguns nutrientes da planta e os adoçantes naturais, como o stevita, por exemplo.
Agora, você já sabe como adoçar sua vida e sua corrida!

Deixe o seu comentário!