Muita gente gosta de correr ouvindo música. Isso virou mania. Tanto que as lojas de material esportivo oferecem uma infinidade de aparelhos com essa finalidade.
Pesquisas constataram que a música reduz a sensação de cansaço e aumenta o rendimento esportivo em torno de 20%. Haile Gebrselassie, recordista mundial da maratona, costuma sincronizar suas passadas com a música “Scaltman”, de Scatman John. Foi assim que em 2008 ele bateu o recorde mundial nos 2000m em recinto fechado. Canções acima de 120 bpm ajudam no rendimento durante as corridas. Por outro lado, músicas mais lentas ajudam nos períodos de recuperação pós-exercício.
Sou adepto da música na corrida. Ela é companheira nos treinos longos e solitários; ajuda na manutenção do ritmo e de fato, retarda a sensação de cansaço. Só não faço uso de música nos treinos de velocidade, apenas pela dificuldade de ouvir o aviso sonoro do Garmin, durante o início e fim de cada sessão dos “tiros”.
Desde 2008, o aparelho de MP3 passou a ser acessório obrigatório nas provas que tenho participado. Começo a ouvir as músicas já na concentração, nos minutos que antecedem a largada. Faço uma seleção prévia, de acordo com o objetivo na prova. Durante a corrida, procuro sincronizar o ritmo de minhas passadas com as batidas das músicas. É impressionante como funciona. Dá um gás a mais e motiva.
Foto: Na Maratona de Estocolmo 2010 no momento em que preparava o MP3 para a largada
Muitos eventos de corrida a organização toma a iniciativa e contrata bandas de vários estilos de música para presentear os corredores. Na Maratona de Estocolmo, em 2010, cruzei com várias bandas durante o percurso. Até bateria de escola de samba tinha. Além disso, a própria população colocava aparelhos de som na calçada para acompanhar a prova e torcer.
 
Há, entretanto, provas internacionais em que não é permitido o uso de aparelhos de mp3, ipod e outros. A justificativa não está relacionada com a melhoria do desempenho físico que a música promove, mas na preocupação com a segurança dos atletas, pois teriam dificuldade em ouvir uma comunicação da organização em casos de emergência.
O fato é que correr ouvindo música é como o feijão com o arroz, uma combinação perfeita!

Deixe o seu comentário!