O relógio da Garmin que é pura tecnologia, a serviço do corredor.
O Garmin Forerunner 405 é um relógio esportivo moderno, prático e com muitos recursos avançados para os corredores. Além de informar as horas, apresenta alarme, cronômetro, GPS e monitor de frequência cardíaca. Registra e informa, em tempo real (durante a atividade), a velocidade, distância, pace, calorias gastas, cadência, posicionamento de coordenadas polares (latitude, longitude e altitude) e o parceiro virtual, espécie de “personal trainer digital”.
 
O relógio vem acompanhado de uma interface USB que detecta e transfere para o computador os dados de sua corrida, que podem ser vistos e analisados no PC, inclusive, com o mapa do percurso, traçado pelo satélite e visto através do Google Earth ou do próprio software distribuído pela Garmin, o Garmin Training Center.
Apresenta apenas dois botões, mas a funcionalidade vem através do “aro tocável”. Você desliza o dedo por ele, que é sensível ao toque, e navega pelas opções do “menu”. Esse aro pode ser travado para evitar toques indesejáveis, bastando, para isso, pressionar os 2 botões simultaneamente e repetir o procedimento para destravá-lo. A luz interna é acionada através do toque simultâneo em dois locais distintos do aro e para desligá-la também.

 

O relógio ao ser ligado se conecta a 3 ou 4 satélites, dos 24 que orbitam a Terra e configura o dia e a hora automaticamente. Devido a isso, apresenta precisão de 99%, cerca de 6 a 12 metros. Através desse geoprocessamento é que é feita a medição da velocidade instantânea, de grande importância para manutenção do ritmo e da estratégia de corrida dos atletas.
Outra novidade do Garmin é o monitor de freqüência cardíaca. Vem acompanhado da cinta, como nos modelos já disponíveis no mercado, entretanto, é considerado um dos mais precisos. É extremamente prático para treinos baseados nos batimentos cardíacos, além de ser ter um bom parâmetro do pace para cada zona de treinamento.
Durante a atividade física o visor do relógio pode mostrar 4 tipos de configurações de dados diferentes, que podem ser repassadas pelo toque no aro. Numa, pode-se ver os batimentos cardíacos, distância e velocidade. Noutra, o pace, cadência e calorias gastas. Ou, ainda, configurar uma combinação diferente de elementos de dados, de acordo com os interesses do usuário.
O Parceiro Virtual é uma ferramenta para ajudar o corredor a cumprir seus objetivos de treino ou prova. É configurado para competir com o usuário no ritmo pretendido, sempre que o cronômetro for acionado. No visor será mostrado dois bonecos (corredores), onde um representará o usuário e o outro, as configurações de ritmo e velocidade (Parceiro Virtual) e indicará as diferenças de tempo e distância, entre um e o outro. 

O Garmin é recarregável através de um cabo USB conectado ao PC ou através de um cabo de força conectado a rede elétrica. A bateria tem duração de 2 semanas em modo relógio e de 8 horas no modo de gravação. As configurações do relógio são preservadas quando a bateria descarrega e os dados registrados não são apagados.

Fotos extraídas do sítio: http://www.e-corredor.com.br/

Deixe o seu comentário!