Todo corredor passa por dias ruins, mas dá para tirar proveito disso
NÃO CONSIGO DORMIR
“Uma boa noite de sono na noite anterior à corrida não é superimportante”, diz o psicólogo Peter Hudson (www.cyclotherapy.org), que costuma ajudar atletas, incluindo ciclistas, corredores e triatletas. Hudson diz que se você estiver bem descansado nos poucos dias antes do evento, sua corrida não será afetada. “Tente encontrar algo para distraí-lo, pois quanto mais estressado você ficar, mais difícil será pegar sono.”
RELAXE 
Ficar nervoso antes do grande dia é normal, mas preocupação em excesso pode desestabilizar até o atleta mais experiente. “Visualize um cenário calmo e pacífico, que não seja relacionado à corrida”, diz Hudson. “Ou lembre-se de um momento em que se sentiu muito bem em uma corrida anterior ou durante um treino. Relacione essa sensação a uma palavra que você possa acessar rapidamente antes da corrida, ou durante a prova.”
BOCA FECHADA
É uma boa ideia seguir uma rotina pré-corrida: seja aquecer-se, alongar-se um pouco ou ouvir Justin Bieber no ipod. “Mas não se distraia”, diz Hudson. “Prepare-se para ser firme com outros corredores que queiram conversar e atrapalhar sua rotina.”  Hudson recomenda uma rápida pré-visualização da corrida; “Lembre-se dos treinos que você tem feito e imagine-se correndo os últimos quilômetros no limite, mas com total controle.”
TODO MUNDO SOFRE 
Uma fisgada, uma dor no tendão, o aparecimento de uma bolha… Dores e incômodos são comuns, mas você pode estar dando muita atenção a eles. “Lide com a dor dentro de uma escala de um a 10”, sugere Hudson, “sendo 10 a pior que você pode imaginar. Como você classificaria como se sente agora? Normalmente, na pior das hipóteses, é 5 ou 6, se estiver no limite em uma corrida”. (Obviamente, se você chegar perto do 10, talvez seja hora de para…).
_______________________________________
Texto extraído do GUIA ESSENCIAL RUNNING – Treinamento e Técnica, 1a. ed, São Paulo, On line Editora, 2014.   

Deixe o seu comentário!