A repetição das corridas pode levar à síndrome da banda iliotibial ou ao joelho de corredor. Ela ocorre devido quando a banda iliotobial – uma grande faixa de tecido conjuntivo que se estende do osso do quadril até a canela – fica irritada pelo excesso de uso ou pela fraqueza. Uma das principais funções da banda iliotibial é ajudar a dobrar e esticar o joelho. A corrida aplica uma pressão extra sobre ela, por causa do ângulo do pé e do joelho. A dor é muito forte. Os sintomas incluem dor na parte exterior do joelho, ao estender e contrair o joelho, e desconforto quando a pressão é aplicada ao lado da área.
QUATRO MANEIRAS DE PREVENIR O JOELHO DE CORREDOR
1 Tente não correr apenas em caminhos e superfícies que possas agravar o problema. Correr em estradas com desníveis, em pistas de corrida (que são cheias de curvas) ou em superfícies muito duras podem causar dor.
2 Alongue-se depois de correr, principalmente os músculos dos glúteos e do quadril, para evitar o enrijecimento da banda iliotibial. Inclua também um programa regular de força e estabilidade no seu treino.
3 Se você acha que vai ter joelho de corredor, dê dois ou três dias de folga para as suas articulações entre as corridas longas. Fazerr  compressas de gelo depois de correr é o jeito mais simples de reduzir a inflamação.
4 A massagem esportiva é uma opção mais cara, mas, se feita com moderação e por um fisioterapeuta qualificado, pode aliviar a tensão na banda iliotibial.
_________________________________________
Texto extraído do GUIA ESSENCIAL RUNNING – Treinamento e Técnica, 1a. ed, São Paulo, On line Editora, 2014.

Deixe o seu comentário!