Uma prática muito comum dentre os brasileiros é o famoso cochilo. Mas se para alguns é sinônimo de “preguiça” para nós corredores é tão valioso quanto um dia de treino. Segundo pesquisadores da Universidade de Berkeley, na Califórnia (EUA), o cochilo revigora o corpo e fortalece a memória. Dados da Agência Espacial Americana (NASA) indicam que 24 minutos de descanso podem propiciar uma melhora acentuada na produtividade no período da tarde. É que durante o sono o corpo produz endorfinas, hormônio que estimula o sistema nervoso.
O cochilo funciona como um ritual e tem um horário nobre preferido por seus praticantes. A grande maioria prefere a soneca depois do almoço. E isso tem uma explicação: “durante o período de digestão, a circulação fica concentrada na região abdominal, causando certa lentidão no restante do corpo”.
Uma sugestão para potencializar os efeitos da soneca diurna é a utilização de vendas já que a escuridão é um dos elementos que ajudam a relaxar o cérebro. Veja alguns benefícios do cochilo para a saúde:
– Fortalece a memória;
– Diminui os riscos de ataques cardíacos;
– Confere mais disposição e energia;
– Aumenta a concentração;
– Aumenta a produtividade no trabalho.
_______________________________
Crédito da imagem: extraído do site http://www.trigoesaude.com.br/alimentacao-saudavel/cochilo-hipertensao.shtml.

Deixe o seu comentário!