A corrida mais esperada do Amapá acontecerá neste final de semana (14/12)
Na sua quarta edição, a Corrida do Ministério Público já ganhou um lugar de destaque na agenda dos corredores de rua do Amapá. A expectativa da organização é de que cerca de 600 atletas participem do evento. A procura pelas inscrições foi tão intensa que as vagas previstas foram preenchidas antes da data limite de encerramento. Uma demonstração da credibilidade do evento.
Para que você possa fazer bonito na prova e obter o máximo em termos de performance, preparamos algumas dicas para ajudar na sua estratégia de corrida. Veja abaixo:
 
1 A prova tem um percurso curto de 7 km. Nesse caso, é importante que o atleta faça o trajeto antes do grande dia. Isso ajuda a familiarizar-se com os pontos críticos, principalmente, as subidas e descidas. Conhecer as condições do percurso auxilia na sua estratégia de corrida.
2 Antes da largada, um aquecimento de cerca de 20 minutos é importantíssimo. Estar devidamente aquecido ajuda a preparar o corpo para o esforço e a prevenir lesões. Alongue, corra e faça exercícios dinâmicos para soltar a musculatura e melhorar a circulação sanguínea
3 Para a largada posicione-se num lugar onde você possa iniciar a prova sem atropelos. Os estreantes e os menos condicionados devem deixar o espaço mais a frente para o pelotão de elite e não atrapalhar os mais rápidos. Muito cuidado, pois a largada é um dos momentos de maior tensão e ansiedade de uma corrida, dessa forma, um pequeno descuido pode ocasionar uma queda ou uma lesão e comprometer sua
participação na corrida.
4 O primeiro quilômetro é todo plano, então, cuidado para não forçar muito e esgotar suas energias. Deixe isso para os atletas de elite que normalmente tem uma largada mais forte. No caso de atletas amadores, isso pode prejudicar o rendimento e fazer com que se arraste o restante da prova.
5 A prova tem dois pontos críticos e decisivos na sua intenção de completá-la. O primeiro é no início do terceiro quilômetro, quando o atleta despede-se da orla do Rio Amazonas e entra na Av. Pedro Lazarino. Uma subida íngreme se apresenta para elevar o cansaço ao nível máximo. Os apressadinhos do início são os que mais vão sentir a pirambeira. Não tenha vergonha de caminhar e guardar energia para a próxima subida. O segundo é na Av. Padre Júlio. Nesse ponto, o corpo começa a dar sinais de exaustão e o aclive vai praticamente esgotar suas energias. Nada de exageros, pois, ainda faltam 2 km para a chegada. Há outras subidas durante o percurso, mas nada assustador. Apenas tome cuidado nos declives, eles podem comprometer sua musculatura para as subidas.
6 Uma boa estratégia de corrida é manter um ritmo constante do início ao fim do percurso. Se tiver dificuldades nas subidas reduza e depois retome o seu pace. Para os menos condicionados, uma estratégia bastante usual é intercalar corrida e caminhada. Basta correr de maneira leve por dois minutos, caminhar por 3 minutos e em seguida repetir esse procedimento. Nessa proposta, você conseguirá completar o percurso abaixo de uma hora.
7 Segundo a organização da prova, durante o percurso haverá dois postos de hidratação. O primeiro será antes da subida da Av. Pedro Lazarino e o outro, na transição da Rua Hamilton Silva para a Av. FAB. Como a previsão é de sol forte, hidrate-se nos dois postos. Reduza o ritmo para evitar “afogar-se” na hora de beber água. Jogue um pouco de água na cabeça, nos braços e pernas. Dessa forma, você ajuda a controlar a temperatura corporal e evita desidratar-se. Além disso, água geladinha no quilômetro final ajuda a dar aquele gás para o sprint final.
8 Nos trechos em curva, corra tangenciando a rua, mantendo-se na borda da pista e sempre do lado para o qual irá dobrar. Isso faz com que você percorra a distância efetiva da prova. Só tome cuidado com o asfalto irregular.
9 Uma postura correta na corrida faz com que você não desperdice energia. Durante a corrida não baixe a cabeça, ela deve estar voltada para frente focando o horizonte; os ombros relaxados; os braços devem estar em sincronia com as passadas; mãos entreabertas (jamais de punho cerrado); pés devem pousar leve e rapidamente sobre o solo e aterrissar sobre a porção mediana e pisar sobre os dedos para impelir o corpo para frente.
10 Os quilômetros finais de uma corrida são de pura superação. Não há dor, cansaço ou incômodo que faça você desistir ao visualizar a linha de chegada. Você pode caminhar ou correr, desistir jamais. Faça valer os incontáveis dias de treinamento.
11 Após concluir a prova não pare, continue trotando ou caminhando para acelerar a eliminação de ácido lático da musculatura. Aproveite esse momento para celebrar a sua conquista.
12 Uma imagem vale mais que mil palavras. Portanto, faça tantas fotos quantas o chip de memória suportar. Nesse esporte, falar não vale, tem que mostrar. Algum tempo depois, essas imagens podem ser uma grande motivação para continuar no esporte.

Deixe o seu comentário!