Através do exame ergoespirométrico pode-se identificar as zonas ideais de treinamento aeróbico. Com o teste é possível analisar a resposta hemodinâmica (pressão e o movimento da circulação sanguínea) e as freqüências cardíacas para cada zona de esforço. Essas zonas servem como parâmetro para se determinar a intensidade da atividade física, para que ela seja executada de forma segura e dentro dos limites do corpo.
As zonas de treinamento são faixas de frequência cardíaca que “visam delimitar o tipo de estímulo a ser aplicado ao corredor”. Pessoas menos condicionadas treinam usando faixas de frequências menores, enquanto que os mais condicionadas, utilizam faixas maiores.
A forma mais usual de controlar os batimentos cardíacos durante o treinamento é a utilização dos monitores de frequência cardíaca, também conhecidos como frequencímetros. É um relógio que capta os batimentos cardíacos enviados por uma cinta usada pelo corredor na região peitoral.
Existem cinco faixas de frequência cardíaca que são utilizadas para o treinamento. Entretanto, dependendo do treinador, alguns utilizam apenas quatro e usam designações diferentes para representar cada zona de treinamento.
1ª) Zona de manutenção: utiliza 50 a 60% da frequência cardíaca máxima (FCM) e é indica para iniciantes. A corrida é suave e confortável.
2ª) Zona aeróbica lipolítica: usada com objetivo de perda de peso, pois, tem como principal fonte de energia a gordura. Sua faixa está entre 60 a 70% da FCM.
3ª) Zona limiar aeróbica: usa frequência de 70 a 80% da FCM. Recomendada para o atleta adquirir resistência física.
4ª) Zona mista: utiliza 80 a 90% da FCM e é usada para adquirir velocidade.
5ª) Zona de esforço máximo: utiliza 90 a 100% da FCM e é indica para atletas que precisam de explosão em corridas curtas, como nos 100m.
Meus treinos são baseados na frequência cardíaca. Com seus atletas, o técnico Adriano Bastos, adota quatro zonas de treinamento e usa a seguinte nomenclatura: trote (55-65% FCM); longo (65-75% FCM); limiar (75-85% FCM) e potência (85-100% FCM).

Deixe o seu comentário!