Com três edições da Meia Maratona do Rio no currículo, fui sucessivamente melhorando meus tempos, mas em apenas uma, consegui fazer uma corrida perfeita.
Em 2009, estava com uma lesão na panturrilha e só decidi correr momentos antes da largada, na hora do aquecimento. Sofri um pouco durante a prova com dores, insisti e conclui a prova em 1h57min10s, ritmo de 5min33s/km e velocidade média de 10,8 km/h. A meta era correr sub-2h, ou seja, abaixo de duas horas, pois era a minha estreia nos 21 km. Portanto, a meta foi atingida.
Apesar de estar bem fisicamente e com um bom condicionamento aeróbico, em 2010, a Meia do Rio era a primeira corrida pós-Maratona de Estocolmo e havia uma preocupação se o corpo já havia se recuperado dos 42 km da prova. Mesmo assim, encarei o sol forte que castigou os atletas e consegui correr os 15 km finais de forma espetacular, imprimindo um ritmo de 4min40s/km. Completei a prova festejando o tempo de 1h45min47s, ritmo médio de 5min/km e velocidade média de 12 km/h. Melhorei a marca, em relação a 2009, em 11min23s.
No ano passado, fiz minha melhor meia maratona de todas que já corri. O clima estava agradável, com uma chuva fina e o sol não apareceu. Meu corpo reagiu muito bem e consegui fazer uma corrida em ritmo progressivo. Com a respiração controlada e pernas querendo mais, resolvi aumentar o ritmo e fazer os últimos seis quilômetros o mais rápido que pudesse. Completei a prova com um tempo final de 1h34min57s, ritmo de 4min30s/km e velocidade média de 13,3 km/h. O meu recorde pessoal na distância.
Nessa edição da Meia do Rio a pretensão é fazer entre 1h35min e 1h40min. Tenho a impressão que dificilmente vou conseguir bater a marca do ano passado, já que venho de lesão e estou retomando os treinos de forma gradual. Na verdade, essa prova é um evento-teste para a Maratona de Santa Catarina, que vou participar no final de setembro. A ideia é criar uma boa base para a meta principal, que é a maratona. Então, até lá muito suor vai rolar…

Deixe o seu comentário!