Não parecia que era a chegada de uma das mais importantes maratonas do mundo. Os quenianos Geoffrey Mutai e Dennis Kimetto entraram no quilômetro final da Maratona de Berlim juntos. Parecia que iam duelar pela vitória. Assistindo pela TV, estava na expectativa para ver qual deles daria aquela arrancada final para vencer a prova. Mas isso não aconteceu. Devidamente acomodados e posicionados, com Mutai com meia passada à frente de Kimetto, eles cruzaram a linha de chegada.
Sinceramente? Achei estranha essa chegada. Até porque, durante a transmissão, veio a informação de que Kimetto é treinado por Mutai. Treinam juntos. Ainda não tinha visto uma chegada onde o segundo colocado, em condições de vencer, ficasse simplesmente aguardando o primeiro passar pela linha de chegada sem reagir.
Só estou relatando essa desconfiança, aqui no blog, porque foi a impressão que tive assistindo a prova. Todas as pessoas para quem mostrei a gravação da chegada, tiveram a mesma impressão. E mais, dando uma passadinha num dos blogs de corrida mais lidos da rede (+ Corrida: http://rodolfolucena.blogfolha.uol.com.br/, do jornalista Rodolfo Lucena), olha o que eu encontrei: “Sites especializados levantam suspeitas sobre final da Maratona de Berlim”. Veja esse trecho:
“Os quilômetros finais e, especialmente, essa chegada sem disputa, em que o debutante Kimetto nem esboçou gesto de desafio, fizeram alguns sites especializados levantarem suspeitas de marmelada. Afinal, argumentam esses sites, Mutai tinha muito a ganhar com a vitória, enquanto para Kimetto, seu protegido, o segundo lugar já seria glorioso. Por isso, o novato se contentou em seguir os passos do mestre, dizem alguns sites”.
No texto, que vale a pena ler, Lucena fez uma vasta busca em sites especializados, que divulgaram suspeitas de uma possível marmelada.
Cá entre nós! Com uma premiação de 40 mil euros para o vencedor e mais bônus de 30 mil euros pelo tempo, não é comum uma chegada como foi essa de Berlim. Em geral, essas provas são disputadíssimas. É assim que acontece no esporte de alto rendimento, sem querer ser maldoso!

Deixe o seu comentário!