NÃO PENSE QUE VOCÊ CORRE SÓ COM AS PERNAS – Força mental é um dos diferenciais entre o sucesso e o fracasso na corrida de rua. Aprenda como fazer sua cabeça botar o corpo para trabalhar mais e melhor.
Existem várias técnicas indicadas para o controle das emoções e da ansiedade pré-prova, como explica Mariah Theodoro.
-RESPIRAÇÃO DIAFRAGMÁTICA: pode ser feita antes de dormir para ajudar no relaxamento e na diminuição da ansiedade do atleta para que ele possa ter uma boa noite de sono, para prevenir pensamentos intrusivos que levam ao aumento da ansiedade e para que o estresse também diminua. É necessário que inicialmente o atleta se sente numa posição cômoda e confortável, mas no início pode ser mais fácil numa posição deitada (ambas as posições podem servir, dependerá de como se sentirá melhor).
Comece respirando três vezes profundamente para que o corpo receba os sinais de que precisa relaxar. Em seguida coloque em uma de suas mãos acima do umbigo para que possa perceber o movimento que o abdome realiza durante as inspirações e expirações. Siga inspirando pelo nariz em três tempos com tranquilidade e inflando bem o abdome. Segure um pouquinho o ar e solte o ar pela boca devagar em seis tempos murchando a barriga. É importante que durante as inspirações o atleta mantenha a coluna e os ombros alinhados e foque no movimento do diafragma, preenchendo todo o pulmão de ar o máximo que conseguir e depois, suavemente, expirar de modo que o pulmão possa esvaziar-se completamente. Só é preciso dosar as séries de inspirações e expirações para que não ocorra mal estar devido a uma possível hiperventilação pelo excesso de tempo de prática.
-VISUALIZAÇÃO OU PRÁTICA ENCOBERTA: favorece o desempenho durante a prova, já que permite ao cérebro receber informações como se de fato estivesse correndo, porém, sem deixar seu corpo cansado. Claro que quando o atleta trabalha esta prática dentro do contexto clínico, outros comportamentos são aprimorados e desenvolvidos para que esta técnica possa auxiliá-lo efetivamente e seu objetivo seja alcançado de forma mais completa. Sendo assim, de forma mais sucinta, o atleta poderá realizar esta técnica em casa, após o treino de respiração diafragmática.
Comece a imaginar todo percurso e as metas já estabelecidas em termos de tempo, ritmo, pontos em que fará a hidratação e a linha de chegada. Depois de imaginar o circuito num contexto de forma geral, comece a se imaginar no começo de sua preparação. Visualize-se na largada, imagine-se de forma positiva, confiante. Assim que a largada  for dada em sua mente, comece a fazer o percurso mentalmente como de fato você desejaria realizar a prova, com todos os objetivos programados. Caso você se disperse, não reaja negativamente aos estímulos que desviaram sua atenção, apenas volte para o “local” que você estava durante seu exercício de visualização e foque de novo em você de forma positiva.
______________________________________
Texto de Julianne Cerasoli publicado na revista “CORREDORES S/A”, edição de março/2014, ano 12, no. 131. 

Deixe o seu comentário!