Pela manhã, dei uma circulada de bike pela orla de Macapá. O Sol apareceu cedo, mas não foi suficiente para assustar o povo, muita gente fazia sua caminhada matinal.
Não tenho muita habilidade com a bike. Não sei fazer “estripulias”, apenas o básico. Mas já é o suficiente para andar com segurança e curtir o passeio. Deu tempo até para conversar com amigos que encontrei caminhando.
Por falar em segurança, para quem pretende usar a bike na orla, para perder uns quilinhos, o melhor horário é pela manhã. O trânsito não é intenso e os caminhantes circulam pela calçada do passeio público. Então, sobram espaços para todos e não há disputa por um pedaço da via.
O período da tarde é o favorito do povo que frequenta a orla. Pode-se dizer que ela fica lotada. Para os caminhantes, o único problema atende pelo nome de ciclistas. Eles insistem em usar a calçada do passeio e disputar espaço com os demais usuários. Vez por outra, ocorrem acidentes.
No Aterro do Flamengo, no Rio, a prefeitura pintou faixas sobre a calçada, estabelecendo o sentido (mão e contramão) para caminhantes e corredores, para não ocorrer encontrões e faixas exclusivas para ciclistas. Além disso, o tráfego é fechado aos veículos nos feriados e finais de semana. Tudo isso para propiciar que as pessoas se exercitem com segurança.
Bem que a prefeitura poderia fazer um trabalho desses na orla. Já proibiu o estacionamento em alguns locais, poderia aproveitar essa área e fazer faixas exclusivas para ciclistas. Além disso, setas pintadas na calçada, indicando o sentido, regulamentaria o fluxo para os caminhantes e evitaria uma série de transtornos.
  1. Marco.. a prefeitura tem twtter oficial, vc poderia sutilmente sugerir a PMM, este espaço na orla, com faixas para caminhadas e passeios de bicicleta, seria uma boa idéia, area restrita ao esporte. Acredito que a PMM pensaria e analisaria com carinho. A cidade esta crescendo e com ela a qualidade de vida tambem, é oque todos nós esperamos. Dica muito boa a sua! isso seria visão de corredor viajante? ou de um cidadão do bem, que quer ter uma boa velice. Fique na paz gde amigo.

Deixe o seu comentário!