Um amigo e leitor do blog, que está sem internet, queria saber que bicho é esse tal de “propriocepção”, citado com um dos benefícios da marcha reversiva no post “Corrida às Avessas”. Não sou profissional de educação física, nem tão pouco de fisioterapia, mas como já fiz Pilates e sou operário das corridas, no bom sentido é claro, tenho ideia do que o termo significa e é importante para os praticantes de atividade física. Porém, para dar mais credibilidade, segue abaixo a definição de especialistas.
Propriocepção:
1. “…capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão. Este tipo específico de percepção permite a manutenção do equilíbrio postural e a realização de diversas atividades práticas. Resulta da interação das fibras musculares que trabalham para manter o corpo na sua base de sustentação, de informações táteis e do sistema vestibular, localizado no ouvido interno”. (Wikipédia)
2. “…é o termo que descreve a percepção do próprio corpo, e inclui a consciência da postura, do movimento, das partes do corpo e das mudanças no equilíbrio, além de englobar as sensações de movimento e de posição articular”.
(extraído do Guia do Fisioterapeuta: http://fisioterapiahumberto.blogspot.com.br/).

Deixe o seu comentário!