Os eventos de corridas tem crescido consideravelmente no Brasil, nos últimos anos, e a qualidade também. Os organizadores vem inovando e se preocupando em apresentar provas que atendam aos interesses dos corredores. São kits diversificados com camiseta tecnológica, chip de cronometragem, água gelada, lanche pós-prova e outros itens visando o bem-estar do atleta.
No site da etapa carioca do Circuito do Sol (http://o2porminuto.com.br/prova/confira/evento/3943#resultado), é possível perceber pelos comentários que, no geral, os corredores aprovaram a organização da prova. Entretanto, algumas reclamações foram quase unânimes e ecoaram mais fortes que outras.
Normalmente, gosto de analisar a organização das provas que participo. Considero-me um corredor exigente. É que a gente paga caro na inscrição e no meu caso, ainda tem o gasto com passagens e hospedagem para participar desses eventos. Portanto, o custo é alto para deixar de lado os vacilos dos organizadores. Seguem as minhas impressões sobre o Circuito do Sol, Etapa Rio:
#PONTOS POSITIVOS:
•HIDRATAÇÃO: A distribuição de água pelo percurso foi perfeita. A água estava gelada e a distribuição ocorreu sem tumulto. Só acrescentaria uns cestos de lixo há cerca de 20 a 40 metros dos postos para que os copinhos fossem jogados. Isso evitaria acidentes e facilitaria a limpeza pós-prova.
•PERCURSO: O percurso no Aterro do Flamengo é extremamente favorável para a obtenção de tempos expressivos, uma vez que é todo plano.
•KIT: Gostei bastante do kit da prova. Itens diversificados, de boa qualidade e com cores vibrantes. O local escolhido para a entrega também foi adequado, com ambiente fechado e com espaço suficiente para fazer a entrega do kit e também acolher a feira da prova, o que, aliás, tinha produtos com preço bem em conta.
•STAFF: Tinha bastante gente na equipe de apoio, orientando adequadamente os corredores e informando sobre a localização dos serviços oferecidos.
•DISPERSÃO: A área de dispersão era restrita e devidamente separada a partir da chegada, onde os atletas eram orientados para devolução do chip, recebimento da medalha e recebimento do lanche pós-prova.
•MEDALHA E CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO: A inovação foi o certificado de participação para ser baixado no site. Essa é uma prática que deveria ser adotada por todos os organizadores. É uma lembrança que agrada aos atletas e divulga a prova. A medalha não é uma das melhores, mas também não foi a pior que já recebi. O design precisa ser melhorado.
•FORUM NO SITE DA PROVA: O fórum também foi uma boa iniciativa da organização. É um canal de comunicação importante com os atletas. Espero que leiam o que os atletas escreveram.
#PONTOS NEGATIVOS E SUGESTÕES:
•CHIP: Os organizadores de provas anuais têm optado pelo chip descartável, mas quando se trata de um circuito de corridas, para eles, é mais prático e econômico a utilização de chip que é devolvido ao final da prova. Por isso, optam por fazer a entrega do chip no local da prova, momentos antes da largada, para não correrem o risco de o atleta receber no kit e não comparecer para correr. Não sei o custo do chip descartável, mas também a inscrição não é barata. Queremos comodidade e o chip descartável é bem melhor. Não tem o embaraço de concluir a prova e cansado ter que agachar-se para retirá-lo do tênis para devolução.
•LANCHE PÓS-PROVA: Inadequada a forma em que as frutas eram entregues. Você pegava diretamente no cesto. Achei anti-higiênico você acabar de correr e pegar uma fruta para comer. O ideal seria montar um kit devidamente embalado para entregar aos atletas.
•LIXEIRAS: Já citei acima que faltaram mais cestas para coleta dos copinhos de água durante o percurso e também mais lixeiras na área de convivência. Foi difícil se desfazer da casca da banana e da latinha do isotônico.
•BANHEIROS QUÍMICOS: Os banheiros químicos estavam insuportáveis e sem condições de uso. Há, entretanto, duas questões. A primeira é quanto ao uso adequado do banheiro. Fico me perguntando se uma pessoa usa o banheiro de sua casa da mesma forma que utiliza o banheiro químico, porque o que se vê é uma falta completa de educação. A segunda é que esses banheiros precisam ser limpos para permitir o seu uso. São mais de 5 mil pessoas  utilizando e sem limpeza a coisa complica.
•PREMIAÇÃO POR FAIXA ETÁRIA: Os organizadores precisam prestigiar mais os atletas amadores. São eles que fazem volume e dão retorno financeiro nas provas. Deveriam receber um tratamento melhor, como uma premiação por faixa etária, pelo menos. Não precisa ser em dinheiro, um troféu já faz toda a diferença. No entanto, premiam apenas os atletas de elite, que são poucos em relação ao número total de participantes.  Pensem nisso!
•ISOTÔNICO: Essa foi a única unanimidade na prova. Reclamação generalizada sobre o paladar do isotônico de água de coco com manga. E de fato, era muito ruim.
#ORGANIZAÇÃO:
No geral, a organização da prova foi muito boa. Há aspectos que precisam melhorar e outros, serem aperfeiçoados.  O que considerei negativo deve ser encarado mais como sugestão, porque não comprometeu a qualidade do evento. Quanto mais oferecerem, melhor para nós corredores. É, portanto, uma prova que eu recomendaria para quem pretende participar no futuro.

Deixe o seu comentário!