Os organizadores da Corrida Internacional de São Silvestre (SS) estudam a possibilidade de mudanças na prova para 2011. A principal delas refere-se a utilização das duas pistas da Avenida Paulista e o deslocamento do palco do Revéillon para duas quadras adiante, ficando no cruzamento da Av. Paulista e Rua Augusta. Segundo os organizadores essa medida irá facilitar a largada e a dispersão e ainda será possível entregar a medalha no final da prova. A expectativa deles é de atrair cerca de 30 mil participantes para esse ano.
Já participei de três edições consecutivas da SS e cá entre nós, tenho minhas dúvidas se isso vai, de fato, melhorar o evento. Na minha humilde opinião, a organização não pode simplesmente melhorar a largada utilizando as duas pistas da Av. Paulista, sem pensar no restante do percurso. Logo adiante, no final do primeiro quilômetro, os participantes vão se espremer na Rua da Consolação. A tendência é afunilar a partir desse trecho e prosseguir até ao final da prova. Isso já acontece com 20 mil corredores, aumentando para 30, vai ser o caos total.

Foto: Arquivo Pessoal – Largada da São Silvestre de 2008
Apesar da tradição da São Silvestre, 86 edições ininterruptas, a organização tem pisado na bola. Em 2009, a largada foi alterada para atender aos interesses comerciais da emissora que transmite a prova ao vivo, deixando os atletas sem entender “patavinas”. No ano passado, a pisada foi no calo dos corredores. A entrega antecipada da medalha fez muita gente desistir de participar da prova.
A sugestão para quem quer participar da SS, em 2011, é se ligar na diversão. A largada é tumultuada pelo povo que quer aparecer na TV com suas fantasias, faixas e cartazes. Dificilmente, você consegue correr no ritmo planejado durante os cinco primeiros quilômetros. Portanto, se quer correr para baixar seu tempo nos 15km busque outro evento. Vá para a SS para curtir a prova, como se fosse para um baile de carnaval. Afinal, você vai encontrar muita gente fantasiada e uma multidão de mascarados, metidos a atletas. 

Foto: Arquivo Pessoal – Minha chegada na São Silvestre de 2008
  1. Realmente estes organizadores estão brincando com a paciência das pessoas.Com certeza não vai adiantar nada fazer a largada em duas pistas com afunilamento posterior???? Como a São Silvestre deixou a muito tempo de ser uma prova para se buscar superação e passou a ser uma prova festiva acredito que "TODOS OS CORREDORES" deveriam ir para a Paulista no dia 31, "SEM PAGAR" a inscrição e realmente fazer o percurso de forma festiva. Acredito que ai sim estes organizadores achariam uma forma correta de se organizar uma prova. E entre nós não cobram barato não!!! Bom a idéia esta lançada, vamos dia 31 correr a SÃO SILVESTRE de forma festiva!!!!

  2. Olá! A expectativa se confirmou: a CET e a organização da São Silvestre alteraram o percurso da prova, mas apenas a chegada. A largada, porém, permanece na Av. Paulista, em frente ao MASP.
    Boas corridas!

Deixe o seu comentário!