Por que esperar se podemos começar tudo de novo/Agora mesmo…”. O trecho faz parte da antologia poética de Renato Russo e que fez muito sucesso com a banda Legião Urbana. Dentro do universo das corridas é bem oportuno para traduzir um sentimento recorrente nos corredores, sejam eles amadores ou profissionais: começar tudo de novo.
Maratona de Estocolmo 2010: chegada no estádio olímpico
É sempre assim, após uma meta de corrida atingida, outra vem logo depois. Quando se trata de maratonas, entretanto, a conversa é outra. Principalmente, para atletas amadores, simples mortais e que correm pelo prazer de correr. A razão é que os treinamentos são cansativos levando o corpo a exaustão. E mais, a recuperação pós-treino é lenta, exige bastante repouso e faz você abdicar da vida social, às vezes do convívio familiar. É por essa razão que alguns treinadores sugerem uma maratona por ano ou duas, no máximo, para atletas amadores.
Confesso que na minha primeira maratona, apesar de estar bem treinado, no km 27, quando as câimbras se intensificaram, questionei o que eu estava fazendo ali. Inclusive, depois de completar a prova em 4h12min, cheguei a pronunciar que nunca mais faria isso, exatamente em função da dureza da prova e das dores musculares pós-prova, que perduraram por mais de uma semana.
Algum tempo depois de se tornar maratonista e com uma boa bagagem de quilometragem; recuperado física e psicologicamente e com aquela satisfação de dever cumprido; vem a sensação de que você poderia ter dado mais de si e sua mente é seduzida pela possibilidade de melhorar a marca da primeira maratona. Você diz aos seus familiares que é só mais uma maratona e pronto! E começa tudo de novo.
É algo inexplicável. Uma espécie de realização pessoal que só pode ser conquistada com disciplina, determinação, superação e outros valores que trarão benefícios tanto na sua vida pessoal, quanto profissional, que só o esporte, em geral, e a corrida, em particular, tem a capacidade de proporcionar.
O fato é que a busca de novos desafios, novas aventuras, traz experiências inesquecíveis, dando um paladar diferente naquilo que alimenta sua vida. Mas isso só pode ser saboreado por quem aceita o desafio de tentar. É fascinante!

Deixe o seu comentário!