Ouça a voz que vem do corpo porque quando se trata de corrida ela sempre quer dizer alguma coisa.
Esse ano, não tive uma sequência de treinos sem interrupção para as provas agendadas. Tudo por conta de imprevistos, principalmente, no que diz respeito a lesões musculares.
Primeiro, foi a fascíte plantar que veio no momento final de preparação para a Maratona de Porto Alegre. Apesar de conseguir correr em ritmos competitivos para a minha faixa etária, a dor era persistente e incomodava. Como considero correr um ato prazeroso, não dava para conciliar dor e treinamento. O jeito foi parar e tratar a lesão. Mesmo assim, durante o tratamento, aproveitei a viagem para Porto Alegre e participei da Corrida Rústica (8 km), uma das provas da Maratona de Porto Alegre.
Recuperado do “mal do pé”, voltei a treinar com a intenção de correr a Maratona de Santa Catarina. Antes, porém, faria uma prova-teste e correria os 21 km da Meia Maratona do Rio de Janeiro, como um treino de luxo de ritmo para a maratona. Duas semanas antes da Meia do Rio, a panturrilha esquerda começou a dar sinais de estresse. Interrompi as atividades e na semana da prova fiz um teste para avaliar o seu estado. Ela voltou a doer e resolvi não correr.
Nessa semana, retomei os treinamentos. Corri 50 minutos em ritmo leve na grama do entorno da Fortaleza de São José. A panturrilha não “gemeu” e nem “gritou”, mas também não disse se está tudo “OK”. Isso quer dizer que as duas semanas em “off”, serviu, pelo menos, para calá-la. Como diz o ditado: “Quem cala, consente”, então, sigo com a ideia de participar da Maratona de Santa Catarina.
Depois dessa experiência, reforço que é sempre bom ouvir a voz que vem do corpo. É um aviso de que você pode estar forçando além de suas condições físicas atuais. Ao menor sinal de estresse da musculatura a parada deve ser imediata. Entretanto, tão importante quanto saber parar é entender que o retorno deve ser gradativo e sem exageros. O bom disso é que na corrida, descansar também faz parte do treinamento.

Deixe o seu comentário!