Em 2011, duas semanas após correr a Maratona de Buenos Aires e obter o meu recorde pessoal nos 42 km com o tempo de 3h25min31s, participei da Corrida do Círio, em Belém.

FOTO: Maratona de Buenos Aires 2011
No início, a pretensão era apenas participar da prova mais como pagador de promessa do que como corredor. Estava em processo de recuperação do desgaste dos exaustivos 42 km da Maratona de Buenos Aires. Temia que o corpo não suportasse tentar correr os 10 km da Corrida do Círio com a intenção de melhorar minha marca nessa prova. Externei minha angústia ao treinador Adriano Bastos, que enviou a seguinte mensagem:
Olá Marco! Na minha opinião, você deve aproveitar esta boa fase que você se encontra em relação ao condicionamento físico, aproveitar o pico de performance que você atingiu neste momento de preparação para a maratona e mandar ver também nestes 10km, para tentar melhorar sua marca. Pode correr sim e para fazer tempo que tenho certeza que você correrá muito bem”.
De fato, isso aconteceu! Consegui completar os 10 km da prova em 42min48s, correndo num ritmo médio de 4min16s/km. Esse tempo é o meu RP na distância. Baixei 3min48s do tempo anterior. E o melhor de tudo, corri num ritmo confortável que me permitiu concluir a prova inteiro, deixando em aberto a possibilidade de diminuir o tempo ainda mais em eventos posteriores.

Deixe o seu comentário!