Uma estratégia que tenho utilizado nos treinamentos e, principalmente, nas provas é monitorar o ritmo. Nos dias de treinos, sejam eles de “tiros”, que são relativamente mais rápidos ou nos longões, ritmo lento ou moderado, ter em mãos esses dados ajuda a manter o equilíbrio, nem muito rápido e nem muito lento, mas dentro do ritmo programado.
Na última Corrida do Círio, por exemplo, monitorei o ritmo pelo Garmin. Avaliava o ritmo, verificava minhas condições físicas e estabelecia o que fazer daquele ponto em diante. É uma maneira de manter o controle e o domínio tanto da prova quanto do corpo. Se o ritmo estiver forte demais, retorna-se ao ritmo-meta e se estiver fraco e o corpo permitir, retorna-se ao pace programado.
Apesar de o Garmin ter marcado 46min42s como tempo total na Corrida do Círio, a diferença de oito segundos para o tempo oficial de 46min34s pode ser atribuída a trajetória que descrevemos quando corremos de passar de um lado para o outro da rua. Entretanto, continua sendo um parâmetro importante para avaliar o rendimento final numa prova.
Na imagem abaixo, é possível ver o rendimento quilômetro a quilômetro na Corrida do Círio 2012.

Deixe o seu comentário!