No sítio da Maratona de Estocolmo, os organizadores fazem um passeio por cada quilômetro que compõe o percurso. Nele, é possível obter, não só informações turísticas da cidade, como também dados importantes de orientação, altimetria e possíveis dificuldades referentes ao clima, vento, etc. Abaixo, o detalhamento dessa viagem pela ruas de Estocolmo.
A Maratona de Estocolmo compreende duas voltas em torno da cidade medieval, situada sobre 14 ilhas, nas margens do arquipélago de 24 mil ilhas, muitas delas facilmente alcançadas de barco a vapor – você nunca está longe da água.
1. Lidingövägen-Valhallavägen: A largada é realizada fora do Estádio Olímpico em Lidingövägen. Cuidado para não ir na direção errada, ou você vai acabar em uma das muitas ilhas de Estocolmo. A primeira parte leva para Valhallavägen. Há a oportunidade aqui de se correr pelo lado direito da rua. Se assim for, você vai deixar muitos concorrentes para trás, já que eles vão preferir o lado esquerdo, pois é um trecho mais curto de execução.
2. Valhallavägen-Filmhuset: Segundo a mitologia nórdica foi Valhalla salão de Odin para os heróis mortos que foram escoltados por Valkyries. Este paraíso marcial foi uma das mais belas salas de Asgard, o reino dos deuses, localizado no meio do mundo… Você ainda tem 25 milhas para percorrer, de modo que é muito cedo para procurar Valquírias!

3. Lindarängsvägen: O terceiro quilômetro atravessa Gärdet, terra-natal de Karl XIV Johan, o marechal francês, que se tornou o Rei da Suécia em 1818 – o primeiro dos Bernadottes, que continua a reinar na Suécia. O bairro da Cidade Gärdet foi construído na década de 30, um período de transição da arquitetura. Ele incorpora o funcionalismo inglês e idéias de planejamento urbano.

3.4. Lindarängsvägen-Kaknäsvägen: Do seu lado direito está a aproximadamente 500 pés de alta Kaknäs torre com as antenas de rádio, um dos prédios mais altos da Europa do Norte. Não há taxa de entrada se você reservar uma mesa no restaurante do 28 andar. Isso não seria uma bela maneira de obter uma prévia do percurso de maratona?

5. Kaknäsvägen-Djurgårdsbrunnsvägen: O percurso se estende pelo Parque Ecológico, parque urbano, o primeiro nacional, constituído por uma faixa contínua de vegetação que se estende desde as ilhas Fjäderholmarna de Djurgården, onde você vai correr na segunda volta, direto para o castelo real de Haga e Ulriksdal.

6. Djurgårdsbrunnsvägen-Dag Hammarskjölds: Dag Hammarskjöld atuou como secretário-geral das Nações Unidas de 1953 até sua morte em um acidente de avião em 1961. Ele estava a caminho para negociar um cessar-fogo entre as partes em conflito na guerra do Congo. Ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz, postumamente, naquele mesmo ano.

7. Engelska Kyrkan-Strandvägen: A maratona está se dirigindo agora para o oeste, em direção ao centro da cidade, além de um grande número de embaixadas. À sua direita está a antiga embaixada da Alemanha Ocidental, que foi ocupada por um grupo terrorista em 1975. Dois dos reféns foram mortos, as suas reivindicações foram rejeitadas pelo governo alemão e mais pessoas morreram quando o explosivo instalado pelos terroristas explodiu.


8. Strandvägen-Kungsträdgården:O nobre Strandvägen oferece o primeiro vislumbre das águas, que fluem para o arquipélago de 24.000 ilhas. Em seguida é Norrmalmstorg, a praça onde ocorreu um assalto a banco em 1973, deu nome ao estado psicológico conhecido como Síndrome de Estocolmo. Isso é baseado no comportamento das vítimas, que continuavam a defender seus captores mesmo depois de seus seis dias de detenção acabou.

9. Kungsträdgården-Slussen: Kungsträdgården, o jardim do tribunal durante a Idade Média, é um lugar de encontro muito popular, então você terá grande apoio das multidões. Na verdade, existe um risco de que você vá acelerar muito, como você vai continuar a ser assistido num trecho de descida. Guardar um pouco de energia, para você fazer um bom show quando passar pelo local de trabalho do rei, o barroco Palácio Real, construído no terreno de Três Coroas Castelo, que foi queimada no século 17… É verdade, o funcionamento do palácio real, que está aberto ao público durante todo o ano. Sua Majestade não vai estar lá para animá-lo e falar sobre, como a família real se deslocava ao Palácio Drottningholm, arredores de Estocolmo, há muitos anos. Você vai ter que gastar o seu tempo na ciadade medieval na companhia de outros 15 mil maratonistas.
10. Slussen-Söder Mälarstrand:Olhe para cima e você verá Katarinahissen. Ele oferece uma vista espectacular de Estocolmo a partir de sua plataforma. Você vai passar por Slussen (o “bloqueio”), o ponto de encontro do mar Báltico e Mälaren Lago. O emaranhado complexo de rodovias e ferrovias é degradante. Seu futuro é objeto de um debate interminável.

11. Söder Mälarstrand:Um par de milhas em Södermalm, uma vez que a ilha já foi da classe trabalhadora, hoje um bairro da moda para jovens que se mudaram para Estocolmo a partir de partes menos glamourosas da Suécia… Esse trecho é totalmente plano, mas há um risco que pode ser de muito vento …

12. Söder Mälarstrand-Västerbron:… E termina na parte inferior da Västerbron, a maior ponte em arco da Suécia. Aqui você vai encontrar a mais íngreme subida da prova… Tenha em mente que você terá que enfrentar a ponte na segunda volta também. Tome seu tempo para digitalizar a maravilhosa vista do espelho de água de Estocolmo.

13. Västerbron-Rålambsho: A descida é quase tão difícil quanto a subida! Você chegou a Rålambshovsparken, uma área superlotadas em dias de sol da primavera, quando os moradores Estocolmo, que suportaram os meses de escuro, sair correndo de seus ninhos de Inverno. Muitos deles se atrevem a nadar na água gelada, que na verdade é tão limpa que você pode beber!

14-15. Norr Mälarstrand-Câmara Municipal: Você está agora correndo no Kungsholmen Island (do Rei), habitada no século 14 pelos monges que foram expulsos no século seguinte, quando os suecos se converteram ao protestantismo. Kungsholmen, tornou-se altamente industrializada. Com as áreas mais necessitadas da cidade em crescimento, foi apelidada de Svältholmen (Ilha da Fome). A situação mudou drasticamente durante os anos de 1920 com o surgimento de prédios de apartamentos. Os pobres mudaram para a periferia da cidade. Apartamentos de frente para a água são muito procurados, que custam vários milhões de coroas suecas.

16. City Hall-Central Station (A Câmara Municipal a Estação Central): Você está se aproximando da Câmara Municipal… O prestigiado Prêmio Nobel é realizado no Salão Azul no Golden Hall. O percurso foi alterado em 2008 e agora continua em frente para Norrmalm, no coração da cidade e da estação ferroviária central.

17. Norra Bantorget-Torsgatan:Passada a Estação Central… vem quase uma milha de longa ladeira. Você está agora no bairro de Astrid Lindgren… Olhe à sua esquerda e imagine Karlsson-on-the-Roof voando com o propulsor nas costas.

18. Torsgatan-Odengatan: Torsgatan termina no Vasaparken. Esse foi o local de treinamento durante os Jogos Olímpicos de 1912, e convertido para um campo de batata no decorrer da Primeira Guerra Mundial. Uma curva à direita nos leva a Odengatan. Um quilômetro fácil, como grandes multidões estão esperando por você no Odenplan. A poucas centenas de metros mais abaixo, há um dos edifícios da Suécia, mais conhecidos internacionalmente: a Biblioteca Pública… Grandes áreas espaçosas, terraços e fachadas nuas refletem as primeiras influências modernistas. No entanto, a entrada impressionante e o interior de mármore e madeira, são elementos que refletem o classicismo.

20. Karlavägen-Sturegatan: Humlegården (Jardim) em seu lado direito, foi criado durante o reinado de Gustavus Adolphus… Depois, ela evoluiu para uma espécie de parque de diversões, com carrosséis e pavilhões de dança. As tílias, forro das avenidas, provavelmente datam do reinado da rainha Kristina…

21. Sturegatan-Fältöversten: Existe um pequeno parque à esquerda do Sturegatan. Em 1710, foi o local da vala comum para as vítimas da peste.Você está agora de volta ao Estádio Olímpico, mas há ainda mais uma volta a percorrer!
No próximo post, os quilômetros finais….

Deixe o seu comentário!