Quando eu era criança, ouvia dizer que deixar a sandália virada trazia maus presságios. O mais comum era que a mãe morria. Na dúvida, ainda hoje, quando vejo minha sandália virada trato logo de coloca-la na posição normal. Faço isso também com os tênis.
Outro dia, cumprindo esse ritual, percebi que um dos tênis usado nos treinamentos estava com um desgaste excessivo na parte posterior externa. Exatamente na região que absorve o impacto. Não costumo verificar o solado dos meus tênis, mas pelo estado que esse se encontrava, tratei de olhar os outros.
A primeira coisa que me veio a cabeça foi relacionar o fato com a recente lesão – a fascíte plantar. E não é para menos: desiquilíbrios aerodinâmicos na hora da corrida provocam o estiramento da fáscia e a inflamação da região, acarretando as dores que incomodam na hora do treino. E mais, esse desequilíbrio muscular pode afetar outras regiões do corpo e provocar lesões recorrentes, sem que saibamos a relação entre elas.  
O raciocínio é semelhante com o que acontece com os pneus de um carro quando encontram-se desalinhados ou desbalanceados. Ocorre um desgaste irregular da banda de rodagem e consequentemente, maior pressão sobre a suspensão, com desgaste das engrenagens e a necessidade de reposição de peças. Nesse caso, a simples troca dos pneus “velhos” por novos não resolve o problema. É preciso também repor as peças desgastadas.
No caso da ‘máquina’ humana, fazendo uma analogia com o carro, a troca do tênis é necessária, mas reforçar o conjunto da estrutura muscular exigida na corrida é imprescindível. É por isso, que quando se trata de uma lesão, após a recuperação, há o período de fortalecimento muscular, para que o corpo entre nos eixos.
Depois dos meses que fiquei de molho devido a lesão aprendi a lição. Vou ficar de olho nos equipamentos e fazer vistorias periódicas para verificar o seu funcionamento e possíveis marcas que indiquem desiquilíbrios na mecânica da corrida. É que, quando se trata de corrida, as pernas e os pés são nossos instrumentos de precisão. Se algo estiver errado, com toda certeza, eles vão registrar.

Deixe o seu comentário!