A última vez que corri abaixo de 5min/km foi na meia maratona da Corpore, dia 10 de abril. Depois disso, reduzi a intensidade e o volume das atividades. Os treinos de velocidade foram substituídos por corridas leves e curtas. Mantive, apenas, a rodagem dos sábados, por conta da proximidade da Maratona de São Paulo e as atividades de fortalecimento, através da musculação.
Essa redução na planilha de treinamento é por conta do tratamento da fascite plantar, que ainda incomoda, mas melhorou bastante. Entretanto, hoje, retomei os treinos de velocidade. A programação era três “tiros” longos de 10 minutos no ritmo de 4min30s/km, com intervalo de dois minutos entre as séries. Por precaução, fiz apenas dois “tiros” no ritmo de 5min/km.
Imagem do Garmin do treino realizado ao lado da Fortaleza de São José de Macapá. A marcação em vermelho assinala o percurso realizado.
Para tornar o treino mais confortável, ele foi realizado na grama, ao lado do mais famoso ponto turístico da cidade, a Fortaleza de São José de Macapá. A ideia foi de utilizar um piso menos duro para reduzir o impacto e não agravar a lesão. Havia apenas um incômodo no local: muitos mosquitinhos, desses que dão na grama pela manhã e desaparecem tão logo o Sol aparece. Fora isso, tudo foi perfeito.
Treinei nesse mesmo local em 2008, quando me preparava para a São Silvestre e também me recuperava de uma lesão (periostite, popular canelite). Surtiu efeito e pude participar da prova. Santa grama. Amém!    

Deixe o seu comentário!