As principais preocupações de quem quer começar na corrida e o que fazer para evitá-las e ter sucesso nas passadas
Por Gustavo ferro
Câimbra
É sinal de falta de potássio devido à deficiência natural ou ao esforço exagerado. Treinos planejados e balanceados e uma alimentação rica em potássio, como banana, tomate e laranja, ajudam muito a evitar esse incômodo muscular. Alongar-se sempre, além de depois dos treinos, também ajudar a evitar os riscos.
Dor do lado (baço)
Do lado direito do corpo está o fígado. Do esquerdo, o baço. Ambos bombeiam e filtram o sangue. E quando existe um desequilíbrio no trabalho de respiração (inspiração e expiração), motivados em especial pela quebra de ritmo na atividade física, o corredor sente aquelas “pontadas” no baço. O importante, nesse caso, é diminuir a intensidade do exercício e retomar o equilíbrio e o controle do trabalho respiratório.
Ser o último a chegar
É importante conhecer a sua verdadeira realidade física, de modo que se acontecer isso, não lhe cause nenhum constrangimento pessoal perante as pessoas. Dê uma conotação diferente ao caso, orgulho de estar superando mais um grande desafio, por exemplo, e chegue com um sorriso no rosto e satisfação por ter concluído a prova.
Não agüentar correr
Crie metas tangíveis, possíveis de serem concluídas de fato. Não queira correr 10km se nunca correu 5 km. Não se coloque em uma situação de insucesso. Comece sempre passo a passo e divida em partes cada atividade que se predispôs a fazer, de maneira que o caminho se torne menos tortuoso e mais prazeroso, a cada passo conquistado.
Falta de “ar”
Ritmo fora dos padrões de confortabilidade e problemas de baixa e/ou alta umidade são os grandes vilões do trabalho respiratório. Para evitar esse desconforto, faça uma atividade leve e gradativa, respeitando as faixas de frequência cardíaca com relação à faixa etária. Some a isso a preocupação com a hidratação correta e a escolha do melhor horário para praticar o esporte.
Vontade de ir ao banheiro
Muito dessa vontade incontrolável tem a ver com a alimentação inadequada (fermentação). Procure ir ao banheiro antes de iniciar a atividade física, hidrate-se durante o exercício e restrinja certos alimentos, gorduras e frituras, por exemplo. Atitudes como essas minimizam a possibilidade de acontecer esse problema. Conhecer o local da corrida e saber se há banheiros por perto também pode ajudá-lo em caso de “emergência”.
* Extraído da seção Primeiras Passadas da revista O2, edição de abril de 2009

Deixe o seu comentário!