Quais são, afinal, os efeitos dos exercícios no combate à obesidade?
Em primeiro lugar, eles previnem o sobrepeso e contribuem para a manutenção da perda de peso, pois aceleram o metabolismo, aumentam a massa muscular (o que mantém o metabolismo acelerado mesmo no repouso), aumentam a quantidade de calorias queimadas e favorecem a perda de gordura. Isso sem contar os ganhos estéticos, psicológicos e sociais: melhoram a aparência, a autoestima, a sensação de bem-estar e prazer, a aceitação social.
A perda de massa muscular que ocorre com a idade é uma das razões pelas quais o metabolismo fica mais lento, e isso facilita o ganho de peso. Assim, as pessoas mais velhas ganham peso com mais facilidade. A prática de exercícios preserva e até aumenta a massa muscular, o que mantém o metabolismo acelerado mesmo em idades mais avançadas. Isso facilita o emagrecimento e a manutenção do peso.
A combinação entre alimentação adequada e exercícios também combate a perda de massa muscular que acontece quando se faz somente dieta. Além disso, melhora o condicionamento cardiovascular, o humor, previne doenças como hipertensão arterial, diabetes, depressão e ainda evita o acúmulo de gordura na região abdominal, diminuindo os riscos de infarto.
___________________________________
Texto
extraído do livro COMER, TREINAR, DORMIR: como superar as doenças da
vida moderna, de autoria da médica Samira Layaun, editora prumo, 2012.

Deixe o seu comentário!