Uma das estratégias mais usadas por corredores amadores em provas de longa distância é manter um ritmo constante durante toda a corrida. Obviamente que para essa estratégia dar certo é preciso muito treinamento. Se a intenção é concluir a Meia Maratona do Rio, por exemplo, em duas horas, precisará manter um pace de 5min41s/km para alcançar esse objetivo, portanto, deverá incluir treinamentos nesse ritmo como parte integrante da planilha.
Os treinadores que prescrevem treinamento designam isso de princípio da especialidade e quer dizer que se você quer melhorar uma habilidade vai precisar treiná-la. Então, se queremos melhorar uma marca numa corrida, precisamos treinar o ritmo pretendido para a prova.
É aquela velha história, se você corre sempre à 6min/km em todo treino, como é que irá correr na prova a 5min/km se o seu corpo nunca experimentou este ritmo antes. O uso de ritmo inadequado ao seu nível de condicionamento resulta em acúmulo de ácido lático que não pode ser eliminado sem uma diminuição da velocidade. É a chamada “quebra” durante o percurso. Segundo dados do Departamento de Ciência da Saúde e Exercício da Universidade Furman da Carolina do Sul, Estados Unidos, “para cada segundo ganho por correr abaixo do ritmo ótimo na primeira metade de uma corrida perdem-se 2 segundos na segunda metade em virtude da fadiga prematura”.
Na prática, isso significa que numa meia maratona com objetivo de 2 horas, correr a primeira metade em 59min, 1 minuto mais rápido do que o ritmo programado, iria perder 2 minutos na segunda metade e passar pela linha de chegada com 2h01min, 1 minuto mais lento que a meta de tempo de conclusão da prova.
A dica dos especialistas para adaptar o organismo ao nível de esforço adequado ao seu estado atual de condicionamento e ritmo a ser imprimido durante a prova é realizar treinos intervalados/tiros, que possibilitam que você corra num ritmo muito mais forte do que será requisitado na prova. Se pretende correr uma meia-maratona num ritmo de 4min30s/km, deverá incluir treinos de 3min50s a 4min20s/km, dependendo da duração do tiro.
Portanto, cuidado com a empolgação do início da corrida. Sua prova será tanto mais agradável quanto sua capacidade de manter o ritmo adequado ao seu nível de condicionamento.

Deixe o seu comentário!