Especialistas indicam a corrida para quem quer aposentar o cigarro e ter mais qualidade de vida.

Uma boa dica para quem quer parar de fumar é começar a correr. Durante a corrida o organismo libera a endorfina (hormônio do bem-estar) provocando a mesma sensação que a nicotina produz nos fumantes, ajudando a superar as crises de abstinência. Além disso, correr, melhora sua capacidade pulmonar, torna você mais disciplinado e propicia a convivência num ambiente mais saudável.
Outros benefícios da corrida é que ela reduz em 35% o risco de câncer de pulmão, pois, fortalece o sistema cardio-respiratório e diminui a concentração de substâncias carcinogênicas no organismo. Melhora seu nível de atenção e concentração no trabalho, tornando você mais produtivo e mais motivado.
Para começar a correr, antes, porém, é necessário consultar um médico. Em geral são prescritos exames laboratoriais (sangue, fezes e urina), teste ergométrico, ecocardiograma e ergoespirométrico. Iniciar com atividades leves como caminhada e progressivamente evoluir para a corrida. Os exercícios devem ser realizados, preferencialmente, pela manhã, pois, segundo especialistas, é quando a vontade de fumar é mais intensa.
Outro fator importante é aliar a corrida a um plano de reeducação alimentar. A abstinência ao cigarro pode produzir crises de ansiedade e desencadear um consumo desenfreado de alimentos, elevando seu peso corporal. Segundo nutricionistas, a tática é se alimentar a cada 3 horas para manter o metabolismo ativo e incluir na dieta alimentos saudáveis.


Deixe o seu comentário!