Final de tarde com tempo nublado e com cara de chuva. Quem resolveu dar uma olhadinha no tempo antes de sair ficou desencorajado. A impressão é que estava para cair um temporal. Minha planilha, entretanto, não traz nenhuma restrição em relação às condições climáticas. Faça chuva ou faça sol, o jeito é treinar já que falta um pouco mais de um mês para a Meia Maratona do Rio, a nossa próxima aventura.
Mas quem achou que ia encontrar um clima agradável para correr enganou-se redondamente. O asfalto e a calçada estavam transpirando o calor acumulado durante o dia. Uma camada de calor subia esquentando o corpo inteiro dando uma sensação térmica de temperatura acima de 30 graus, quase insuportável. Suei horrores e senti um pouco de cansaço que atrapalhou o treino. A queda de rendimento foi inevitável e pode ser percebida no controle do ritmo pelo Garmin.
O treino consistia em três tiros de 10 minutos com intervalo entre eles de trote de três minutos. No primeiro tiro, percorri 2,15 km num ritmo de 4min39s/km. A intenção era tentar manter o ritmo nos próximos tiros, mas já no segundo comecei a sentir o calor e tive uma queda de rendimento. O ritmo passou para 5min03s/km e consegui percorrer 1,98 km. No último, melhorei um pouquinho. O pace de 4min55s/km permitiu atingir a distância de 2,03 km.
Posso dizer que foi um treino literalmente suado e exaustivo. Fiquei completamente encharcado e cansado. O bom disso é que, quando se trata de corridas, o esforço é sempre bem recompensado e o progresso vem com o treinamento.

Deixe o seu comentário!