Estou buscando formação acadêmica na área de Educação Física, mas já estou no mundo das corridas há cerca de doze anos. Recebo orientação técnica do maratonista Adriano Bastos, que monta as planilhas de treinamento. Ele é o responsável pela minha preparação em todas as provas que participei nos quatro últimos anos, inclusive as maratonas.
É claro, que aprendi muito coisa na prática. Algumas boas e outras, nem tanto. Então, seguem algumas dicas para você correr do infortúnio antes de uma prova.
1 Não viaje em cima da hora. Cuidado com os imprevistos, eles podem melar sua corrida. Se a prova é em outro país, chegue com antecedência para descansar e se adaptar ao fuso horário.
2 Não acorde tarde. Nos dias anteriores a prova acorde cedo para adaptar seu corpo e não ficar sonolento nos momentos que antecedem a largada.
3 Não fique muito tempo em pé. Evite “bater perna” no dia anterior a corrida. Sua musculatura pode ficar tensa e rígida e prejudicar seu desempenho. Tire uns dias depois da prova para fazer turismo.
4 Nem água demais, nem água de menos. Ingerir muito líquido antes da prova pode provocar paradas para um “pit stop” no banheiro e a perda de tempo e concentração durante a corrida.
5 Sem alimento, sem energia. Não deixe de tomar seu café se a prova for pela manhã e nem as outras refeições do dia. O alimento é seu combustível para fazer bonito na corrida.
6 Não deixe de esquentar o motor antes da largada. Um bom aquecimento deixa você pronto para imprimir seu ritmo e também previne lesões.

Deixe o seu comentário!