Um incômodo muito comum durante a corrida é o sangramento causada pelo atrito da camiseta com o bico do peito e que vem acompanhado de muita dor. Os homens são os que mais sentem, uma vez que as mulheres normalmente usam sustentação para os seios.  
Em geral, esse sangramento ocorre quando a camiseta está molhada ou quando possui relevo na região que toca os mamilos, devido a algo impresso. A camiseta de algodão, por reter líquido de água, suor, chuva ou isotônico, é o tipo de tecido que mais contribui para esse quadro. Ela molhada fica raspando os mamilos durante o movimento da corrida, o que leva a irritação, dor e sangramento. Para quem tem os mamilos mais proeminentes o risco aumenta.

Foto: Extraído do site www.oversodoinverso.com 
O QUE FAZER: Algumas medidas preventivas podem ser adotadas para evitar esse transtorno. A mais usada pelos corredores experientes é a proteção dos mamilos com curativos do tipo micropore ou esparadrapo, que evitam a exposição do mamilo e o contato com o tecido. O único inconveniente dessa medida é na hora de retirá-los devido a presença de pelos na região. Dói um pouquinho, mas funciona.
A outra opção é o uso de lubrificantes do tipo vaselina ou Safe Runner no bico do peito, que reduzem o atrito dos mamilos com a roupa. O problema é que alguns lubrificantes podem manchar a camiseta.
TRATAMENTO: Se você é do tipo “ver para crer”, não se preocupe. O sangramento do mamilo não é algo grave. Apesar da mancha de sangue na camiseta, a dor durante a corrida e a ardência na hora do banho não traz maiores consequências. A irritação do mamilo é superficial e a cicatrização rápida. O que pode ser feito para ajudar na recuperação é a utilização de pomadas para assadura, como Hipoglós.
  1. Puts!
    Pensei que estava tendo um AVC.
    Fiz uma corrida e quando fui tomar banho estava sentindo uns ardidos. Nos dois próximos banhos também senti. Ai apertei os mamilos, e estavam doloridos. A camisa era nova, de corrida. Vou me precaver na próxima corrida.
    Valeu obrigado!

Deixe o seu comentário!