Se tiver oportunidade, treine por morros neste mês ou descubra trajetos com subidas e descidas, mesmo que por ruas ou em parques.

-AS VANTAGENS
Cross country é o mais natural dos treinos do corredor fundista, atuando em 6 valências físicas:
1) CONDICIONAMENTO AERÓBICO. É a principal valência, especialmente pelos trechos de maior dificuldade, como as subidas.
2) FORÇA EXPLOSIVA E AGILIDADE. A potência muscular influência no rendimento global do atleta porque tem a ver com o sustento da velocidade final. Nesse tipo de treinamento, a transposição de obstáculos obriga o atleta saltar, ato que estimula o desenvolvimento da força explosiva.
3) FORÇA RESISTENTE. Hoje a maioria dos treinadores concorda com os benefícios que a corrida em ladeira proporciona no que diz respeito ao fortalecimento das pernas, usando apenas o peso do próprio corpo. Esse fortalecimento não fica restrito às pernas, já que todo o sistema cardiovascular se beneficia.
4) VELOCIDADE PLENA. Correr na descida favorece o desenvolvimento da velocidade, ritmo e equilíbrio, mas só se deve aproveitar a descida se estiver bem preparado para isso com um treinamento adequado. O impacto chega a três vezes o peso corporal e pode gerar problemas no joelho, panturrilhas e toda a musculatura posterior da coxa, muito solicitada nessa atividade. Por isso, no início do treinamento de cross country, as descidas devem ser feitas com muito cuidado.
5) COORDENAÇÃO MOTORA. Essa valência física é estimulada o tempo todo durante o percurso porque é impossível correr sem olhar para o chão sempre irregular. No início, as chances de torções de tornozelo são maiores, mas com o tempo o corpo começa a desenvolver o mecanismo de reflexo e o pé já não vira com tanta facilidade. Além disso, essa irregularidade do piso acaba desenvolvendo os músculos mais profundos da perna, proporcionando mais estabilidade no gesto esportivo.
6) RITMO. O treinamento moderno e que dá confiança ao atleta é dividir a prova em três terços largando com certa tranquilidade, entrar no ritmo proposto no segundo terço e aumentar no terceiro. Como geralmente um percurso de cross country é montado num traçado de 2 a 4 km, é muito fácil treinar ritmo fazendo passagens em cadência progressiva.
_______________________________________
Texto de Luiz Carlos de Moraes publicado na Revista Contra Relógio, ano 21, no. 245, edição de fevereiro de 2014.

Deixe o seu comentário!