Correr maratonas tem lá seu charme. Mas para quem pretende iniciar no universo dos 42 km alguns cuidados são necessários. O principal deles é estar em pleno gozo de uma vida saudável constatada por especialistas através de uma avaliação médica.
Nessa avaliação, os principais exames solicitados são o hemograma, para avaliar a parte hormonal do atleta, e o teste ergoespirométrico, para analisar a parte física, pulmonar e o condicionamento físico. O aval médico é importante para você enfrentar o desafio com segurança e garantir seu bem-estar durante o árduo período de treinamento.
CHECK-UP: tanto para iniciantes ou veteranos é necessário avaliações física e médica com uma certa frequência. Um check-up anual pode garantir longevidade, tanto na vida quanto no esporte. Procure um médico e solicite os exames.
EXAMES INDISPENSÁVEIS: segundo os especialistas em medicina do esporte os principais exames são:
•Teste ergométrico: é realizado na esteira para medir, de acordo com o grau de esforço, os batimentos cardíacos por minuto, as faixas de frequência cardíaca para treinar, arritmias e a pressão arterial.
•Hemograma: identifica os níveis de colesterol, triglicérides, diabetes e anemia.
EXAMES COMPLEMENTARES: Raio X do pulmão, ecodopplercardiograma e ergoespirométrico.
Portanto, a regra de ouro para quem pretende correr uma maratona é estar em dia com os exames médicos. É o primeiro passo para engrenar uma rotina de treinos. Depois, com força de vontade, disciplina e muita dedicação, os 42 km serão moleza!

Deixe o seu comentário!