Utilizando a prova apenas como treino, o maratonista Adriano Bastos vence a 1ª edição da Tricolor Run, no Estádio do Morumbi.
Por Renata S. Bastos
São Paulo – Aconteceu neste feriado de quinta-feira, dia 15 de Novembro, a 1ª edição da Tricolor Run, no Estádio do Morumbi. Num percurso duríssimo de 4km, cheio de fortes subidas e descidas pelas ruas ao redor do estádio, o evento reuniu cerca de dois mil participantes divididos nas distâncias de 8km e 4km e teve sua largada e chegada na pista de atletismo, dentro do estádio, com os atletas da distância de 8km realizando duas voltas no percurso.
A largada para as duas distâncias aconteceu de forma conjunta, às 8h00 da manhã e logo os atletas tomaram conta das ruas nas imediações do estádio. Logo no primeiro quilometro formou-se um pequeno bloco na liderança, misturado com atletas das duas distâncias, entre eles Adriano Bastos que resolveu utilizar a prova em substituição ao seu tradicional treino de pista realizado toda terça e quinta, encarou a prova como um treino forte de ritmo e não esperava vencer a prova, pois sabia que teria ao seu lado adversários fortes. Sempre próximo dos líderes, Bastos fechou a primeira volta de 4km na terceira posição, continuou apenas administrando o ritmo próximo dos dois líderes e no quinto quilometro assumiu a ponta da prova, sendo seguido apenas por Luiz Ferreira de Mesquita. Entre o sexto e sétimo quilometro, Luiz Mesquita tentou uma reação sobre Bastos, mas a partir do sétimo quilometro Bastos deu o troco, apertou o ritmo e rapidamente abriu uma larga vantagem para não mais perder a liderança e assim vencer os 8km.
Depois de enfrentar o difícil percurso e o enorme trânsito de corredores retardatários durante sua segunda volta, Bastos concluiu a prova em 25min45seg, com uma grande vantagem de quinze segundos sobre o segundo colocado, Luiz Ferreira de Mesquita, que concluiu a prova em 26min00seg, enquanto que o terceiro colocado, Carlos Moreira dos Santos que liderou toda a primeira volta, fez 26min53seg. Bastos atribuiu sua vitória à falta de estratégia dos adversários que largaram muito forte e não esperavam por um percurso tão pesado, com isso se desgastaram demais na primeira volta e ele que vinha num ritmo mais controlado conseguiu encostar nos adversários ao final da primeira volta e na sequencia assumiu facilmente a liderança.
Com mais uma vitória totalmente inesperada, Bastos se mostrou muito satisfeito com seu resultado, “Fiquei muito contente com o resultado de hoje, primeiramente porque minha intenção nesta prova era apenas participar como um treino forte e não esperava vence-la diante dos fortes adversários presentes nela. Acabou que me senti muito bem, consegui acompanhar de perto os líderes que largaram forte e no momento certo, quando senti que eles estavam desgastados, assumi a liderança. O mais legal foi ter vencido uma prova do time para qual torço e ainda no local onde sempre realizo meus treinos. Sem falar da torcida dos corredores retardatários durante toda a minha segunda volta ou mesmo primeira volta quando cruzava com eles no sentido contrário, foi muito legal. Posso dizer que hoje realmente fiz a festa dos torcedores tricolores.”
A próxima prova de Bastos serão os 10km da Disney Magic Run que acontecerá neste domingo, dia 18.
Feminino – Nos 8km feminino, a campeã foi Joci Pereira dos Santos com o tempo de 33min06seg, com Sharon Kuzuke (34min42seg) em segundo e Odete Conceição dos Santos em terceiro com 34min55seg.
Resultados 8km:
Masculino
1º – Adriano Bastos – 25min45s
2º – Luiz Ferreira de Mesquita – 26min00s
3º – Carlos Moreira dos Santos – 26min53s
4º – Cesar Augusto Martins – 27min00s
5º – Orlando Dias de Lima – 27min27s
Feminino1ª – Joci Pereira dos Santos – 33min06s
2ª – Sharon Kuzuke – 34min42s
3ª – Odete Conceição dos Santos – 34min55s
4ª – Paula Flores Riboto – 38min13s
5ª – Sirlei Christoforo – 41min02s
Resultados 4km:
Masculino
1º – Antonio Isaias Ferreira de Mesquita – 12min40s
2º – José Luis da Silva – 12min43s
3º – Leonardo Santana de Olinda – 13min01s
4º – Sipriano Severino do Ramos – 13min38s
5º – Adriano Pereira da Silva – 14min29s
Feminino
1ª – Leidiana Silva Prats Oliveira – 16min43s
2ª – Marina Malachias – 16min51s
3ª – Joice Cardoso – 18min47s
4ª – Maria de Fatima – 18min49s
5ª – Analu Brandão Shiota – 19min03s
______________________________
*créditos fotos: Renata S. Bastos

Deixe o seu comentário!