Por Fabiana Coletta
O maratonista Adriano Bastos vem de uma forte temporada este ano, com muitas corridas e vitórias relevantes na bagagem. Depois de vencer a Maratona de Punta del Este, no Uruguai, o atleta volta a competir os 42 quilômetros, sua especialidade, em Florianópolis. A Maratona de Santa Catarina acontece no próximo domingo (30/09), a partir das 6h55, e tomará as ruas da capital.
Treinamento – Nas últimas três semanas, Bastos tem trabalhado a manutenção dos seus treinos, com volume menor, inclusive aos finais de semana.
“Tudo o que eu tinha que treinar de verdade, eu já treinei para [a Maratona de] Punta. Estou treinando para manter o condicionamento e estou confiante”, conta o maratonista, que espera concluir a prova entre 2h19 e 2h20 e garantir o tetracampeonato na disputa.

Foto divulgação Latin Sports
Dicas para os amadores – No mesmo fim de semana acontecem outras importantes maratonas no Brasil, entre elas a Maratona Maurício de Nassau, em Recife, e por isso o field de profissionais em Floripa pode não ser dos mais fortes. No entanto, os amadores dão conta de animar o evento.
Para o percurso na ilha, Adriano Bastos recomenda cautela na prova, que tem largada e chegada na Passarela do Samba Nego Quirido. O corredor não precisa sair arrancando muito forte logo no começo, já que enfrenta uma leve subida de seis quilômetros em direção ao aeroporto.
Na volta para a orla da praia, são mais 20 quilômetros quase que totalmente planos. É nesse momento que o atleta precisa prestar atenção ao seu organismo.
“Se nesse trecho da orla a pessoa estiver sentindo que não está bem, que precisa se poupar, então ela tem fazer isso, porque no final vai ficar um pouquinho pior”, avisa Bastos, mencionando os cinco quilômetros finais que concluem a última pernada da disputa com leve subida.
Clima – A previsão do tempo para o domingo (30/09) não indica chuvas, mas outros fatores podem contribuir para que a maratona seja mais lenta que o comum.
“Um fator que acaba prejudicando um pouco a performance ali em Florianópolis é o vento contra. Venta bastante na orla da praia”, explica o maratonista.
A Maratona de Santa Catarina acontece no domingo, dia 30 de outubro, a partir das 6h55, quando saem os atletas cadeirantes. Às 7h é a vez de a elite feminina largar seguida, às 7h30, pela elite masculina e o pelotão geral.
A largada e a chegada da prova acontecem na Passarela do Samba Nego Quirido, na capital catarinense. O evento conta ainda com corridas de dez e cinco quilômetros.

Extraído do site WebRun: http://www.webrun.com.br/corridasderua/n/adriano-bastos-comenta-percurso-da-maratona-de-santa-catarina/14084

Deixe o seu comentário!