Por Renata S. Bastos
Apenas três semanas após vencer a Maratona de Punta del Este, o maratonista Adriano Bastos conquista o segundo lugar na Maratona de Santa Catarina.
São Paulo – Com uma manhã de céu totalmente nublado, temperatura em torno de 18ºC e muito vento em todos os sentidos do percurso, aconteceu neste domingo, dia 30 de Setembro, mais uma edição da Maratona de Santa Catarina. Com organização da Latin Sports, o evento reuniu as distâncias de 42,2km, 10km e 5km, todas com largada e chegada na Passarela do Samba Nego Quirino e reunindo no total cerca de 4 mil participantes. Com largada às 7h30 da manhã, o percurso da maratona foi composto por uma primeira perna ida e volta sentido aeroporto (sul da Ilha), passando em frente à Passarela do Samba, a partir deste ponto seguindo pela Av. Beira Mar sentido Norte da Ilha, numa ida e volta e novamente passando pela Passarela do Samba para o último trecho, repetindo a ida e volta sentido aeroporto.
Em busca de sua quarta vitória na prova catarinense, o maratonista Adriano Bastos, que venceu as edições de 2008, 2009 e 2010, chegou à cidade apontado como o favorito ao título deste ano ao lado de outros grandes nomes das corridas de rua, dentre eles o queniano Barnabas Kiplagat, campeão da última edição da Volta da Pampulha e sexto colocado na última São Silvestre, Claudir Rodrigues, campeão da Maratona de SP 2008 e José Gutembergue, recordista da Maratona de Curitiba.
Desde o inicio a disputa foi acirrada no pelotão de frente e até o décimo quinto quilometro o pelotão era composto por sete atletas. Depois disso, com José Gutembergue forçando o ritmo na ponta do pelotão, a disputa passou a ser apenas entre quatro atletas, entre eles Bastos e o queniano. Ao atingirem a marca de 22km a disputa já estava apenas entre o trio Gutembergue, Bastos e Barnabas e que já haviam colocado uma vantagem de quase um minuto sobre o quarto colocado. Se mantendo desta forma, os três atletas correram juntos até a marca do km 36, quando o queniano apertou o ritmo e assumiu definitivamente a liderança da prova num trecho final de intenso vento contra ainda mais forte que o encontrado em todo o restante do percurso. O vento contra nos quilometros finais literalmente fazia os atletas parecerem estar em camera lenta. Bastos ainda tentou alcançar o queniano, fazendo muito esforço até o último quilometro, mas ficou limitado com caimbras que passoram a incomodar devido ao esforço que fazia para vencer o vento contra. Barnabas Kiplagat venceu com o tempo de 2h21min04seg, enquanto Bastos cruzava a linha de chegada apenas vinte segundos atrás com 2h21min24seg, e o terceiro colocado, José Gutembergue, em 2h22min36seg.
Depois da prova Bastos contou um pouco sobre a conquista do segundo lugar e as dificuldades encontradas no percurso, “Primeiramente estou muito feliz com a conquista deste segundo lugar, primeiro pelo nível dos adversários na edição deste ano que estava muito forte e segundo porque consegui correr me sentindo muito bem a prova inteira, o que foi uma grande surpresa pra mim considerando que venci uma maratona apenas três semanas atrás. Toda a preparação foi feita para correr a maratona de Punta del Este e nestas três últimas semanas vim apenas realizando treinos de manutenção com intensidade e volume bem menores, com isso nem imaginava como seria minha prova hoje, apenas estava me sentindo bem e confiante. Corri a prova inteira apenas me preocupando em ficar junto com os lideres, sem perder contato e fiz isso de forma muito confortável, porém o vento contra em todo o percurso, tanto na ida, quanto na volta estava fortíssimo de forma como nunca vi em nenhuma maratona, parecia que iamos parar. Isto acabou prejudicando demais o ritmo de prova, fazendo com que os tempos fossem bem mais altos que o planejado e da mesma forma o desgaste durante a prova foi muito maior, pois além do esforço natural de uma maratona, ainda corriamos com este obstáculo. Mas fiquei muito feliz com meu resultado e com a recepção e aplausos que recebi da galera que estava lá torcendo na chegada.”
Nas próximas duas semanas Bastos realizará apenas treinos leves de recuperação, depois retomará seu treinamento visando a oitava vitória na maratona da Disney que acontecerá em Janeiro. Até lá o maratonista disputará apenas provas de distâncias menores.
Feminino – No feminino a vitória ficou com Vivian de Oliveira, atleta treinada por Adriano Bastos. Vivian que fez uma prova mais conservadora em relação às adversárias, se mantendo na quinta colocação no inicio da prova, passou a ganhar posições a partir do km 12, alcançando a liderança da prova no último para finalizar em 2h59min25seg, uma diferença de apenas vinte segundos sobre a segunda colocada, Vianca Nataly que finalizou em 2h59min45seg, A terceira colocado foi Rosangela Gavinski, campeã do ano anterior com 2h55min e que neste ano terminou com o tempo de 3h16min26seg.
Resultados Masculino:
1º – Barnabas Kiplagat – 2h21min04seg.
2º – Adriano Bastos – 2h21min24seg.
3º – José Gutembergue – 2h22min36seg.
4º – Claudir Rodrigues – 2h25min38seg.
5º – Giliard Altair Pinheiro – 2h27min36seg.
Resultados Feminino:
1ª – Vivian de Oliveira – 2h59min25seg.
2ª – Vianca Nataly – 2h59min45seg.
3ª – Rosangela Gavinski – 3h16min26seg.
4ª – Cristina Kapp – 3h20min18seg.
5ª – Irene Jemutai – 3h21min47seg.

Deixe o seu comentário!