Dentre as maratonas brasileiras utilizadas na elaboração do RANKING BRASILEIRO DE MARATONISTAS (RBM), temporada 2014, a MARATONA DE PORTO ALEGRE foi a que apresentou melhor índice técnico. Dos 1.568 concluintes, 860 conseguiram qualificação para o ranking, ou seja, 54,84%, mais da metade.
Maratona de Porto Alegre 2014
Segundo a revista CONTRA-RELÓGIO, responsável pela elaboração do RBM, o motivo é que “a prova oferece percurso quase plano, temperatura amena/fria e (principalmente) premiação em dinheiro nas faixas etárias, o que acaba atraindo corredores competitivos, ou seja, muito bem treinados e experientes”.
Se por um lado, a MARATONA DE PORTO ALEGRE é a melhor para obtenção de boas marcas nos 42 km, na outra ponta, a MARATONA DE SÃO PAULO foi a que apresentou pior índice. Dos 3.036 concluintes, apenas 577 obtiveram qualificação, cerca de 19%. A razão, de acordo com a revista, foi a alta temperatura no dia da prova, agravada pelo horário um pouco tarde da largada. A revista acredita também que a “baixa” qualidade dos participantes, “com muita gente entrando na maratona paulistana sem estar minimamente preparado, estimulado pelas chamadas na TV”.
#FICA A DICA
Quem pretende fazer sua estreia nos 42 km ou melhorar sua marca pessoal, os números do RBM 2014 indicam que a MARATONA DE PORTO ALEGRE é a melhor opção. Tem tudo a favor: percurso plano, clima ameno e boa organização. É a melhor maratona para amadores no Brasil. Os números não mentem.

Deixe o seu comentário!